BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS »

ALUNOS DISTRIBUEM SEMENTE DE PLANTA QUE AJUDA A COMBATER A DENGUE



CrotalariaAlunos de uma escola de Vitória começaram a percorrer municípios capixabas nesta quinta-feira (13) para distribuir sementes de uma planta que ajuda a combater o mosquito da dengue. A planta, chamada de crotalária, dá flores amarelas, que atraem libélulas. Esses insetos utilizam a água para se reproduzir, da mesma forma como faz o Aedes aegipty. Só que as larvas da libélula se alimentam das larvas do mosquito transmissor da dengue e aí começa o combate.

Quando a libélula deixa o estágio de larva e chega a fase adulta, ela se alimenta do mosquito da dengue adulto, explica uma das coordenadoras do projeto, a pedagoga escolar Neusa Gonçalves. "As sementes podem ser plantadas no quintal das casas e em terrenos baldios. É um método natural e biológico para o combate ao mosquito transmissor da dengue no Estado e no Brasil".  Os alunos do colégio Adventista da capital distribuíram as sementes em um envelope para pessoas que passaram pela Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória, e pelo shopping Laranjeiras na Serra, na manhã desta quinta-feira. No próximo sábado, dia 15, os alunos vão distribuir as sementes de crotalária no aeroporto de Vitória e na rodoviária da capital, de 9hàs 12h.

Ouça entrevista à Rádio CBN:
Pedagoga e pós-graduada em Gestão Escolar Neusa Arlete Gonçalves

A pedagoga disse que os interessados em adquirir as sementes devem entrar em contato com o colégio Adventista pelo telefone 32233022 ou pelo site da instituição.

Planta já é usada em São Paulo

Em Monte Aprazível, a 474 km da capital paulista, sementes de crotalária foram distribuídas em cada uma das 8 mil residências da cidade em março deste ano. Os moradores foram orientados a fazer o plantio para que as flores da planta atraiam as libélulas, que se alimentam do mosquito transmissor da dengue.